Search

Desafios de Marca: Adidas e a polêmica com Bella Hadid

A Bella Hadid, uma modelo de notoriedade mundial, foi escolhida como a estrela da campanha de lançamento de um novo tênis da Adidas inspirado em um modelo usado nas Olimpíadas de 1972 em Munique, na Alemanha, onde ocorreu um trágico incidente envolvendo atletas israelenses. A escolha de Hadid como protagonista da publicidade gerou controvérsias por conta do seu histórico de ativista pró-palestina devido às suas raízes familiares.

O governo de Israel considerou a escolha de Hadid como um apoio ao anti-semitismo e também a violência contra os judeus por parte da Adidas. Devido a tal interpretação, a marca optou por desassociar-se da modelo e cancelar a campanha removendo todas a imagens da Bella relacionadas ao lançamento do tênis dois dias após ao início da campanha. A Bella Hadid, por sua vez, decidiu processar a Adidas, alegando “falta de responsabilidade pública” por parte da marca.

Essa situação acontece em um contexto delicado para a Adidas devido à queda significativa de vendas da marca no ano anterior, refletindo em desafios econômicos mais amplos para a empresa. O que destaca a importância das decisões estratégicas em gestão de crises no mundo corporativo atual.

Conclusão: A situação envolvendo a Bella Hadid e a Adidas, mostra para você empreendedor, como a complexidade de questões políticas vinculadas a imagem da marca podem interferir diretamente na imagem da sua empresa, evidência como decisões de marketing podem gerar repercussões significativas para o seu negócio.

Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/p/22-07-2024